Pular para o conteúdo principal

Comitê Organizador do JUBs é instalado na Bahia




O estado baiano voltar a sediar os Jogos Universitários após 51 anos. O evento esportivo ocorrerá de 20 a 27 de outubro deste ano


O Comitê Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2019 terá sua etapa final realizada no estado baiano, foi instalado oficialmente durante cerimônia na Sala de Conselhos da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16). A competição ocorrerá de 20 a 27 de outubro e deve atrair mais de três mil esportistas de universidades públicas e privadas de todo o Brasil. 

A execução dos JUBs está sob responsabilidade da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb). 



O titular da Setre, Davidson Magalhães, lembra que “o evento, que está retornando para a Bahia depois de cinco décadas, é uma competição que fortalece o calendário das atividades esportivas no território baiano e ressalta o fato de o Governo do Estado ter uma política pública para o esporte baiano. Além disso, os JUBs serão um momento de atração de turistas, já que está prevista a chegada de quatro mil pessoas, entre atletas e espectadores”, disse o secretário, informando a intenção da Setre e Sudesb de constituírem um grupo de trabalho permanente para o desenvolvimento de uma política pública para o desporto universitário.



Segundo o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, o Comitê Organizador "envolve a participação de várias universidades e faculdades, da comunidade estudantil, gestores estaduais e entidades da sociedade civil. Tudo isso para garantir uma excelente edição do JUBs, em espaços como o Ginásio de Cajazeiras, nas faculdades 2 de Julho e Social da Bahia, UFBa, Uneb, Uefs e outras instituições de municípios que estão se envolvendo no processo, com o intuito de garantir a presença de todo o estado”.



O Comitê vai criar as condições necessárias para a organização operacional do JUBs 2019, gerenciando recursos, a logística e o fornecimento de informações para todos os envolvidos. Representando a Reitoria da UFBa, a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, Cássia Maciel, afirma que “a realização desse evento na Bahia é extremamente importante, já que o esporte é uma atividade de convivência, de saúde e da melhor expressão daquilo que ajuda a integrar os seres humanos”.


JUBs 2019

As competições serão divididas em 14 modalidades, desde natação, karatê, atletismo e vôlei até os jogos eletrônicos, disputados por jogadores de games como Fifa e League Of Legends. O presidente da Fube, Simon Vasconcelos, destaca a “integração entre a Federação e o governo estadual, como elemento determinante para a atração do evento novamente para a Bahia. Essa união deve fazer da edição 2019 do JUBs um sucesso”.

Os Jogos Universitários Brasileiros visam aumentar a participação em atividades esportivas em todas as instituições de ensino superior do país e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. É um meio também de possibilitar a identificação de talentos desportivos para o cenário esportivo nacional e internacional.

Repórter: Renata Preza/Secom


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapa nacional dos JUBs 2019 teve lançamento nesta segunda, 17, em Salvador

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas mo

BAIANO RECEBE TRÊS MEDALHAS NA NATAÇÃO

O nadador baiano Windson Piononio ganhou em casa 3 medalhas em 3 categorias diferentes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em   3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalhas de bronze. O atleta, que também é estudante de engenharia elétrica, começou na modalidade em 2010 por sugestão da mãe. Três anos depois, ele já estava participando de competições. Windson já participou de vários campeonatos, colecionando medalhas e se tornando campeão estadual e brasileiro. “Me sinto muito feliz conquistando essas medalhas nos JUBS. É uma competição muito importante, muito forte. Tem vários atletas de alto rendimento do país inteiro. É uma competição com o nível muito forte, então eu fico muito feliz em estar representando minha Bahia”, conta o atleta. O nadador segue em busca de mais campeonatos e também de um objetivo de peso. “Tenho o sonho de chegar um dia em uma Olimpíada, então eu treino, tr