Pular para o conteúdo principal

Comitê Organizador dos JUBs faz sua primeira reunião de trabalho



Reunião ocorreu logo após cerimônia de instalação do fórum, realizada na Sala dos Conselhos da UFBa

Já na próxima semana, integrantes do Comitê Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) iniciam uma série de visitas às universidades baianas. O objetivo é mobilizar estudantes e dirigentes para participação no evento esportivo, que volta a acontecer na Bahia depois de cinco décadas, com jogos em 14 modalidades sendo realizados de 20 a 27 de outubro deste ano em equipamentos esportivos de Salvador e do município de Lauro de Freitas.

A mobilização é uma das primeiras tarefas definidas pelo Comitê Organizador em sua primeira reunião de trabalho realizada logo após o encerramento da cerimônia de instalação do fórum, ocorrida na manhã desta quinta-feira (16), na Sala de Conselhos da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

Coordenada por Vicente Neto, diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a reunião aprovou, ainda, a realização de uma oficina para capacitar as pessoas que irão atuar na operação do JUBs.



“É necessário entender a operação de um evento como o JUBs, para ter maior e melhor capacidade para execução da tarefa. Realizar um evento dessa grandeza exige termos pessoas preparadas para atuar com eficiência em setores estratégicos da logística dos jogos, com transporte, alimentação, saúde, comunicação, entre outros. Vamos trabalhar para que o JUBs na Bahia seja um dos melhores da história dos jogos”, disse Vicente.

Ele informou ainda que a intenção é que essas oficinas sejam ministradas por  dirigentes da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), entidade responsável pela organização geral das edições nacionais dos JUBs.

Uma outra proposta aprovada na reunião, a partir de uma sugestão apresentada pelo secretário do Trabalho e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, que participou da cerimônia de instalação do Comitê, foi a criação de um grupo permanente de trabalho para discutir e desenvolver políticas públicas para o desporto universitário baiano. “A trilha a ser perseguida com o JUBs é a consolidação do esporte universitário na Bahia. E os grandes agentes dessa conquista serão os atletas e as instituições de ensino, com a parceria do Governo do Estado”, afirmou o titular da Setre.

Calendário – O comitê também definiu que, a partir de agora, as reuniões de trabalho acontecerão sempre às primeiras quintas-feiras dos meses que antecedem os jogos. O próximo encontro já está marcado para o dia 06 de junho, a partir das 14h, no auditório do Centro Pan-Americano de Judô, em Ipitanga, Lauro de Freitas, um dos equipamentos que abrigarão atividades e competições dos JUBs.

Secretarias do Governo da Bahia, universidades públicas e privadas e entidades esportivas e estudantis integram o COL

Na Bahia, a execução dos JUBs está sob a responsabilidade da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb).

16/05/2019
Ascom Sudesb

Hilda Fausto - DRT 1748

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUBs – Edição 2019 chega ao final marcada pelo sucesso na organização e no nível técnico dos atletas

A Bahia conquistou 15 medalhas, sendo 02 de ouro, 02 de prata e 11 de bronze O futsal feminino da Bahia fechou em grande estilo sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros com a conquista da medalha de bronze. Em um jogo bastante disputado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, as atletas da FTC Bahia disputaram a medalha jogando contra a FMN, do Amazonas e ganhando no tempo regulamentar por 1 a 0. Nessa modalidade esportiva, a equipe Unip, de São Paulo, conquistou o ouro e a prata ficou com da Uniplac, de Santa Catarina. Apesar de ter a seu favor a jogadora Amandinha, eleita por cinco vezes a melhor do mundo no futsal, as catarinenses não conseguiram, na partida final, vencer a superioridade da equipe paulista, perdendo o jogo por 6 a 0. Após sete dias de intensas atividades e competições, a 67ª edição dos JUBs, sediados na Bahia, chegou ao final neste domingo (27). Muitos dos 2.500 atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal que aqui es...

Lauro de Freitas vai ser a capital do esporte universitário baiano de 14 a 18 de agosto

De 14 e 18 de agosto, o Centro Pan-Americano de Judô, na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, irá se transformar numa grande vila de atletas do esporte universitário baiano. Durante este período, além de competições dos Jogos Universitários Baianos (JUBA), o equipamento vai ser a “casa” de mais de 600 estudantes vindos de 19 cidades do interior. É no CPJ que também acontecerá a cerimônia de abertura, marcada para as 15h do dia 15 (quinta-feira). Para receber os estudantes e comissão técnica, além de toda a estrutura que já dispõe o prédio do CPJ, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,  e  a Federação Universitária da Bahia (Fube), organizadora do evento com apoio do Governo do Estado, estão preparando uma grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, além de oferecer mesa de ping-pong e pebolim (conhecido por muitos como totó). Inscrições – Para a disputa ...

DEZ TÍTULOS E A MELHOR JOGADORA DO MUNDO – A HEGEMONIA DO BRASIL NO FUTSAL UNIVERSITÁRIO

Não interessa se é no campo, na quadra ou na rua. Tampouco importa se é de plástico, de couro ou de borracha. Pro brasileiro, o importante mesmo é jogar bola. O futebol veio primeiro e continua sendo o esporte mais popular do Brasil. Logo atrás vem o futsal, que cresce cada vez mais, principalmente pela facilidade do esporte, que é jogado em um espaço menor e com menos jogadores. Segundo a FIFA, o futsal nasceu nos anos 30 no Uruguai, mas, desde que foram criados os campeonatos oficiais, a hegemonia é do Brasil, tanto no profissional quanto no universitário. O Brasil foi o país-sede do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Futsal em 1984. São Paulo recebeu 85 atletas de oito países e os donos da casa saíram vitoriosos. Na época, apenas o naipe masculino era disputado. Atualmente, a Seleção Universitária masculina é pentacampeã conquistando, além de 84, os títulos em 1996, 2000, 2010 e 2016 – o último também em casa. Já a vez das meninas pode ter demorado, mas val...