Pular para o conteúdo principal

Governo da Bahia inicia mobilização de Universidades para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)


Com a instalação, na próxima terça-feira, dia 23, às 14h, do Comitê Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros/2019, que este ano terá a Bahia como estado-sede, o Governo do Estado dá a largada para a realização do evento esportivo, marcado para acontecer em outubro. A data foi aprovada na tarde de hoje (16/04), durante reunião realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, no CAB, com participação de representantes das universidades estaduais Uneb, Uesc, Uefs, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube) e Federação Atlética da UFRB.

Coordenada pelos secretários do Trabalho e Esporte, Davidson Magalhães, da Secretaria da Educação, Jerônimo Rodrigues, e pelo diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, a reunião foi a primeira a ser realizada para discutir o JUBs com instituições públicas de ensino superior. O propósito foi apresentar toda a estrutura e organização dos jogos, que serão disputados em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas e são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Governo da Bahia.

“A realização do JUBs não é um acontecimento qualquer, e volta a ser realizado na Bahia após 51 anos. Vamos ter a oportunidade de reunir quase cinco mil estudantes atletas universitários de todo o Brasil durante seis dias de competição. Além de estimular a prática esportiva nas universidades, nossa expectativa, ao sediar esses jogos, é fomentar também o turismo do esporte em nosso estado”, destacou o secretário Davidson na abertura dos trabalhos.
 
Coube a Vicente Neto apresentar aos convidados toda a estrutura do JUBs. Ele observou que a última vez que os jogos universitários aconteceram na Bahia foi em 1968, em plena ditadura militar e quando o estado tinha apenas uma universidade federal, a UFBA. “Meio século depois, temos várias Universidades públicas federais e estaduais, institutos federais e dezenas de particulares. Assim, estamos trabalhando para um público alvo infinitamente maior do que no passado. Nossa expectativa é fazer um grande evento, envolvendo o maior número possível de estudantes baianos e deixando um legado importante para essas instituições de ensino”, afirmou o diretor.

Mobilização – Após essa apresentação coletiva, a Sudesb irá in loco a cada instituição de ensino fazer a sensibilização das universidades e dos estudantes. Para tanto, cada unidade de ensino superior será procurada para o agendamento desta visita presencial, programada para acontecer agora em abril e no mês de maio.

Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Iracema Santos Veloso falou da importância do convite feito às instituições para participarem da discussão. “Muito bom estarmos participando desta construção, que é coletiva. A Ufob, uma instituição de apenas cinco anos, começa a investir forte no esporte, por entendermos a importância dessa prática para recepcionar e adaptar o estudante que chega à nossa instituição, como também para manter aquele que já está desenvolvendo as atividades pedagógicas”, diz a reitora.

Quem também está entusiasmada com a realização do JUBs na Bahia é a presidente da Federação das Atléticas da UFRB, Paloma Rosa Costa. “Muito bom ver isso acontecendo tão perto da gente. Nossa expectativa é contribuir e construir junto esses jogos. Estamos muito felizes em vislumbrar a possibilidade de ver o crescimento dos jogos universitários em nosso estado, ganhando a abrangência e importância para que a vivência do aluno na Universidade seja ainda mais saudável e válida”, destaca a estudante.

Juba – A participação dos atletas da Bahia na etapa nacional será definida nas seletivas dos Jogos Universitários da Bahia (Juba), que acontecem de 21 a 25 de agosto. Presidente da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), Simon Vasconcelos falou de sua expectativa de ter uma grande participação de atletas baianos nas duas etapas.

“Com o envolvimento de secretarias estaduais de governo na mobilização das universidades, estou confiante de que iremos fazer dois grandes eventos, reunindo um grande número de estudantes atletas”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUBs – Edição 2019 chega ao final marcada pelo sucesso na organização e no nível técnico dos atletas

A Bahia conquistou 15 medalhas, sendo 02 de ouro, 02 de prata e 11 de bronze O futsal feminino da Bahia fechou em grande estilo sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros com a conquista da medalha de bronze. Em um jogo bastante disputado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, as atletas da FTC Bahia disputaram a medalha jogando contra a FMN, do Amazonas e ganhando no tempo regulamentar por 1 a 0. Nessa modalidade esportiva, a equipe Unip, de São Paulo, conquistou o ouro e a prata ficou com da Uniplac, de Santa Catarina. Apesar de ter a seu favor a jogadora Amandinha, eleita por cinco vezes a melhor do mundo no futsal, as catarinenses não conseguiram, na partida final, vencer a superioridade da equipe paulista, perdendo o jogo por 6 a 0. Após sete dias de intensas atividades e competições, a 67ª edição dos JUBs, sediados na Bahia, chegou ao final neste domingo (27). Muitos dos 2.500 atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal que aqui es...

Lauro de Freitas vai ser a capital do esporte universitário baiano de 14 a 18 de agosto

De 14 e 18 de agosto, o Centro Pan-Americano de Judô, na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, irá se transformar numa grande vila de atletas do esporte universitário baiano. Durante este período, além de competições dos Jogos Universitários Baianos (JUBA), o equipamento vai ser a “casa” de mais de 600 estudantes vindos de 19 cidades do interior. É no CPJ que também acontecerá a cerimônia de abertura, marcada para as 15h do dia 15 (quinta-feira). Para receber os estudantes e comissão técnica, além de toda a estrutura que já dispõe o prédio do CPJ, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,  e  a Federação Universitária da Bahia (Fube), organizadora do evento com apoio do Governo do Estado, estão preparando uma grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, além de oferecer mesa de ping-pong e pebolim (conhecido por muitos como totó). Inscrições – Para a disputa ...

DEZ TÍTULOS E A MELHOR JOGADORA DO MUNDO – A HEGEMONIA DO BRASIL NO FUTSAL UNIVERSITÁRIO

Não interessa se é no campo, na quadra ou na rua. Tampouco importa se é de plástico, de couro ou de borracha. Pro brasileiro, o importante mesmo é jogar bola. O futebol veio primeiro e continua sendo o esporte mais popular do Brasil. Logo atrás vem o futsal, que cresce cada vez mais, principalmente pela facilidade do esporte, que é jogado em um espaço menor e com menos jogadores. Segundo a FIFA, o futsal nasceu nos anos 30 no Uruguai, mas, desde que foram criados os campeonatos oficiais, a hegemonia é do Brasil, tanto no profissional quanto no universitário. O Brasil foi o país-sede do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Futsal em 1984. São Paulo recebeu 85 atletas de oito países e os donos da casa saíram vitoriosos. Na época, apenas o naipe masculino era disputado. Atualmente, a Seleção Universitária masculina é pentacampeã conquistando, além de 84, os títulos em 1996, 2000, 2010 e 2016 – o último também em casa. Já a vez das meninas pode ter demorado, mas val...