Pular para o conteúdo principal

Atletas universitários baianos já se encontram instalados no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas



Os atletas disputarão os Jogos Universitários da Bahia (JUBA), entre os dias 14 e 18 de agosto.


Delegações do interior do estado que competirão nos Jogos Universitários da Bahia (JUBA) que acontecem até domingo, 18, já se encontram acampadas nas dependências do Centro Pan-Americano do Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. Ao todo, mais de 600 estudantes estarão reunidos nesta “vila do esporte”.

A delegação de Barreiras foi a primeira a chegar em Lauro de Freitas. Além destes municípios, já se encontram nas instalações do CPJ estudantes de Guanambi, Jequié, Caetité e Teixeira de Freitas. As demais delegações chegarão até 10h desta quinta-feira (15), e contarão com grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, além de mesa de ping-pong e pebolim. 

O jovem Emerson Viana, de 29 anos, é um veterano no JUBA, apesar da idade, esta  será  a sua  7ª  participação nos jogos. Formado em letras e doutorando em linguística, ele competirá pelo voleibol da UESB, de Jequié.   “Esta será mais uma boa oportunidade de conhecer atletas de outras universidades e poder até fazer novas amizades”, disse.

A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,  sendo organizada pela Federação Universitária da Bahia (Fube).

Ao todo, são 14 modalidades a serem disputadas em oito locais distintos de competição, nas cidades de Lauro de Freitas e Salvador. São esperados 1.300 atletas de 42 instituições de ensino superior da Bahia, sendo a maioria delas da rede pública.

Modalidades - Fustal, basquete 3 x3, handebol,  jogos eletrônicos, JUBA acadêmico, basquete, vôlei, ciclismo, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, skate e karatê são as modalidades previstas. Com provas na piscina olímpica da Bonocô (sábado), Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Clube da Adelba, ginásios do IFBA (Barbalho) e Unirb (Patamares), Centro de Treinamento da Ribeira, Ginásio Municipal de Lauro de Freitas e Centro Pan-americano de Judô (CPJ).

JUB’s -  A fase estadual é seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), que depois de 51 anos voltam a acontecer na Bahia, acontecendo entre os dias  21 e 28 de outubro.  Neste evento, são esperados mais de três mil atletas de todo o Brasil que disputarão jogos em equipamentos esportivos públicos e privados também de  Salvador e de Lauro de Freitas. 


Ascom Sudesb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapa nacional dos JUBs 2019 teve lançamento nesta segunda, 17, em Salvador

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas mo

BAIANO RECEBE TRÊS MEDALHAS NA NATAÇÃO

O nadador baiano Windson Piononio ganhou em casa 3 medalhas em 3 categorias diferentes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em   3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalhas de bronze. O atleta, que também é estudante de engenharia elétrica, começou na modalidade em 2010 por sugestão da mãe. Três anos depois, ele já estava participando de competições. Windson já participou de vários campeonatos, colecionando medalhas e se tornando campeão estadual e brasileiro. “Me sinto muito feliz conquistando essas medalhas nos JUBS. É uma competição muito importante, muito forte. Tem vários atletas de alto rendimento do país inteiro. É uma competição com o nível muito forte, então eu fico muito feliz em estar representando minha Bahia”, conta o atleta. O nadador segue em busca de mais campeonatos e também de um objetivo de peso. “Tenho o sonho de chegar um dia em uma Olimpíada, então eu treino, tr