Pular para o conteúdo principal

Tour de mobilização dos JUBs já está em Senhor do Bonfim para mais uma semana de clínicas em escolas da cidade





Após seis dias de atividade em Juazeiro, com realização de clínicas e prática do basquete 3 x 3 na arena esportiva montada na Praça São Thiago Maior, a equipe de mobilização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) já se encontra nesta segunda-feira, 26,  em Senhor do Bonfim, no centro norte do estado. Até o dia 31 de agosto, os mobilizadores visitarão cinco escolas do município e nova arena também funcionará de quinta-feira (29) a sábado (31), na Praça Nova do Congresso.

Embaixadora dos JUBs, a boxeadora e campeã olímpica Adriana Araújo participa da ação em Bonfim. Ela também esteve em Juazeiro durante o sábado, praticando esporte com o público presente. Primeira brasileira a medalhar pelo boxe em uma olimpíada, Adriana leva um pouco de sua experiência como atleta aos estudantes.

Além de Adriana, a arena em Juazeiro também recebeu no sábado (24), a visita do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães que prestigiou o campeonato de basquete 3x3 onde competiram 12 equipes.

Na passagem da equipe de mobilização por Juazeiro, foram quase cinco mil alunos atendidos em 11 escolas estaduais do município (19 a 24 de agosto). Já na arena de basquete 3x3, o público divertiu-se e aprendeu regras básicas da nova modalidade olímpica. Aberta gratuitamente a pessoas de todas as idades, a arena funciona de 9h às 17h.

O atleta paulistano Eduardo Mariano, 1,93m de altura e 11 anos seguidos competindo no Novo Basquete do Brasil (NBB), liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete, é um dos responsáveis por ensinar as táticas do 3 x 3. Ele conta que o público baiano tem sido bastante receptivo. “Aqui na Bahia está sendo ótimo, todo mundo está participando”, comentou Eduardo. 



Mariano também ministrou as clínicas de mobilização doa JUBs nas escolas, uma ação, que visa fomentar o esporte e mostrar a continuidade do mesmo no ambiente universitário.
Além de Eduardo, as clínicas também contaram com outro atleta de peso, o jogador e treinador Valnei Santos. Nascido em Feira de Santana, Valnei já participou de 256 campeonatos de basquete, subindo ao pódio em 96 delas como atleta.  Como técnico, já conquistou 14 títulos estaduais, sendo dez deles consecutivos pela seleção de Senhor do Bonfim, onde reside atualmente. Esta semana, mais uma vez ele estará ministrando as clínicas.

Como resultado da mobilização em Juazeiro, Fernanda Campos, 20 anos, aluna do terceiro ano do Colégio Democrático Estadual, prova a eficácia nesse tipo de fomento. Apaixonada por esporte, ela conta que pratica a modalidade tradicional do basquete nas aulas de educação física, mas não conhecia até então o 3x3. Segundo afirmou, essa será agora mais uma modalidade a ser praticada em quadra por ela. 


Arena - Na arena, a atividade despertou a curiosidade do público infantil até o adulto. O vendedor ambulante Izaias Santana trocou alguns passes e contou que gosta do basquete por ser um esporte que desenvolve o corpo e a mente. Quanto à nova modalidade, ele afirma que curtiu e que pretende praticar outras vezes.

A ação em praça pública também chamou a atenção do pequeno Gabriel Oliveira, 8 anos. Passando pelo local com a tia Rubinalva Souza, ele pediu para parar a fim de experimentar a brincadeira. Apesar de nunca ter praticado basquete, Gabriel fez várias cestas na tabela que foi adaptada ao tamanho dele.

Até o dia 21 de setembro, quando o tour promocional dos JUBs conclui seu calendário de clínicas e arena, a equipe mobilizadora pretende atingir ao todo 100 mil alunos. A ação tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a Secretaria de Educação e é organizado pela Federação Universitária da Bahia (Fube).

JUB’s - Após 51 anos, os Jogos Universitários Brasileiros voltam a acontecer na Bahia. Também com o apoio do Governo do Estado, a competição será realizada de 20 a 27 de outubro, quando são esperados mais de três mil atletas de todo o Brasil com disputas de jogos e provas em equipamentos esportivos públicos e privados de Salvador e Lauro de Freitas.

Ascom Sudesb
26.08.2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUBs – Edição 2019 chega ao final marcada pelo sucesso na organização e no nível técnico dos atletas

A Bahia conquistou 15 medalhas, sendo 02 de ouro, 02 de prata e 11 de bronze O futsal feminino da Bahia fechou em grande estilo sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros com a conquista da medalha de bronze. Em um jogo bastante disputado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, as atletas da FTC Bahia disputaram a medalha jogando contra a FMN, do Amazonas e ganhando no tempo regulamentar por 1 a 0. Nessa modalidade esportiva, a equipe Unip, de São Paulo, conquistou o ouro e a prata ficou com da Uniplac, de Santa Catarina. Apesar de ter a seu favor a jogadora Amandinha, eleita por cinco vezes a melhor do mundo no futsal, as catarinenses não conseguiram, na partida final, vencer a superioridade da equipe paulista, perdendo o jogo por 6 a 0. Após sete dias de intensas atividades e competições, a 67ª edição dos JUBs, sediados na Bahia, chegou ao final neste domingo (27). Muitos dos 2.500 atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal que aqui es...

Lauro de Freitas vai ser a capital do esporte universitário baiano de 14 a 18 de agosto

De 14 e 18 de agosto, o Centro Pan-Americano de Judô, na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, irá se transformar numa grande vila de atletas do esporte universitário baiano. Durante este período, além de competições dos Jogos Universitários Baianos (JUBA), o equipamento vai ser a “casa” de mais de 600 estudantes vindos de 19 cidades do interior. É no CPJ que também acontecerá a cerimônia de abertura, marcada para as 15h do dia 15 (quinta-feira). Para receber os estudantes e comissão técnica, além de toda a estrutura que já dispõe o prédio do CPJ, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,  e  a Federação Universitária da Bahia (Fube), organizadora do evento com apoio do Governo do Estado, estão preparando uma grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, além de oferecer mesa de ping-pong e pebolim (conhecido por muitos como totó). Inscrições – Para a disputa ...

DEZ TÍTULOS E A MELHOR JOGADORA DO MUNDO – A HEGEMONIA DO BRASIL NO FUTSAL UNIVERSITÁRIO

Não interessa se é no campo, na quadra ou na rua. Tampouco importa se é de plástico, de couro ou de borracha. Pro brasileiro, o importante mesmo é jogar bola. O futebol veio primeiro e continua sendo o esporte mais popular do Brasil. Logo atrás vem o futsal, que cresce cada vez mais, principalmente pela facilidade do esporte, que é jogado em um espaço menor e com menos jogadores. Segundo a FIFA, o futsal nasceu nos anos 30 no Uruguai, mas, desde que foram criados os campeonatos oficiais, a hegemonia é do Brasil, tanto no profissional quanto no universitário. O Brasil foi o país-sede do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Futsal em 1984. São Paulo recebeu 85 atletas de oito países e os donos da casa saíram vitoriosos. Na época, apenas o naipe masculino era disputado. Atualmente, a Seleção Universitária masculina é pentacampeã conquistando, além de 84, os títulos em 1996, 2000, 2010 e 2016 – o último também em casa. Já a vez das meninas pode ter demorado, mas val...