Pular para o conteúdo principal

Jogos Universitários Brasileiros começam na segunda-feira com participação de 2.500 atletas

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começarão na próxima segunda-feira (21) e terão a participação de 2.500 atletas de várias partes do país. Na manhã desta sexta-feira (18), foram divulgadas as informações sobre as provas e operação dos jogos durante um café da manhã para a imprensa esportiva na Arena Fonte Nova.

O evento organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é patrocinado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Em
prego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

A competição volta a acontecer em território baiano após 51 anos. A abertura do JUBs 2019 será realizada segunda-feira (21), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, às 19h. O evento tem investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado e o público poderá assistir todos os jogos de forma gratuita.

Confira os grupos das modalidades coletivas e os locais dos jogos.

O secretário da Setre, Davidson Magalhães, lembra o caráter inclusivo do esporte e o legado que o evento entrega para a sociedade. “O esforço de trazer o JUBs é exatamente para firmar a Bahia no calendário dos grandes eventos esportivos nacionais. Este evento vai reunir mais de dois mil atletas e confirma essa vocação da Bahia para ser um pólo esportivo. É a demonstração de que o governo do estado tem consciência do esporte como instrumento de inclusão social e fortalecimento dos vínculos comunitários e de espaço para o desenvolvimento sociocultural da nossa juventude”, afirma.

A programação do JUBs segue até o dia 28 de outubro e durante os seis dias haverá competições envolvendo 13 modalidades que incluem basquete, futsal, handebol, judô, além do JUBs acadêmico que é a disputa de artigos científicos. As atividades serão realizadas no Centro Pan-Americano de Judô, Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Ginásio da Unisba, Ginásio de Lauro de Freitas, Gran Hotel Stella Maris, Centro de Treinamento da Ribeira e Piscina Olímpica da Bonocô. No Gran Hotel Stella Maris também funcionará o Boulevard dos Atletas que oferecerá suporte aos jovens, local de refeições e atividades lúdicas.

Animado com a realização do Jubs na Bahia, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, deu as boas-vindas aos representantes da imprensa e fez um breve resumo de toda a preparação desenvolvida pelo Comitê Organizador Local dos Jubs, que iniciou trabalho há mais de seis meses com a participação de representantes de várias secretarias de Estado, Universidades e entidades da sociedade civil. “Com todo o trabalho e preparação desenvolvidos, tenho certeza de que faremos a melhor edição do Jubs, aquela que ficará na história da competição”, disse o diretor, destacando, ainda o impacto econômico e turístico da competição, cujos participantes ocuparão 15 hotéis de Salvador.

Segundo o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, o JUBs envolve mais de 3.500 participantes incluindo comissão técnica e grupo de trabalho e tem a participação de 1.200 instituições de ensino superior. “A expectativa é altíssima e não medimos esforços para oferecer aos atletas a melhor estrutura possível. Estarão em Salvador representantes de todas as 27 unidades da federação e o grande objetivo do JUBs é fazer com que nossas estrelas participem e façam um grande evento. É a grande festa do esporte universitário nacional”.

Participam dos jogos 172 atletas baianos de 21 instituições de ensino. A delegação anfitriã ficará hospedada no Hotel Marano, no bairro da Pituba. Para alocação de todos atletas do JUBs 2019, a organização do evento disponibilizou 15 hotéis.
Credenciamento da imprensa:

A imprensa poderá fazer as inscrições aqui.

OBS.: Fazer o cadastro e quando pedir número de PIS, conta de banco, etc..., preencher tudo com número 1. Feito o credenciamento, enviar e-mail confirmando para fabiana@arescomunicacao.com.br para que seja acompanhado cada cadastro.

Fonte: Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapa nacional dos JUBs 2019 teve lançamento nesta segunda, 17, em Salvador

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas mo

BAIANO RECEBE TRÊS MEDALHAS NA NATAÇÃO

O nadador baiano Windson Piononio ganhou em casa 3 medalhas em 3 categorias diferentes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em   3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalhas de bronze. O atleta, que também é estudante de engenharia elétrica, começou na modalidade em 2010 por sugestão da mãe. Três anos depois, ele já estava participando de competições. Windson já participou de vários campeonatos, colecionando medalhas e se tornando campeão estadual e brasileiro. “Me sinto muito feliz conquistando essas medalhas nos JUBS. É uma competição muito importante, muito forte. Tem vários atletas de alto rendimento do país inteiro. É uma competição com o nível muito forte, então eu fico muito feliz em estar representando minha Bahia”, conta o atleta. O nadador segue em busca de mais campeonatos e também de um objetivo de peso. “Tenho o sonho de chegar um dia em uma Olimpíada, então eu treino, tr