Pular para o conteúdo principal

JUBs – Edição 2019 chega ao final marcada pelo sucesso na organização e no nível técnico dos atletas



A Bahia conquistou 15 medalhas, sendo 02 de ouro, 02 de prata e 11 de bronze

O futsal feminino da Bahia fechou em grande estilo sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros com a conquista da medalha de bronze. Em um jogo bastante disputado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, as atletas da FTC Bahia disputaram a medalha jogando contra a FMN, do Amazonas e ganhando no tempo regulamentar por 1 a 0.

Nessa modalidade esportiva, a equipe Unip, de São Paulo, conquistou o ouro e a prata ficou com da Uniplac, de Santa Catarina. Apesar de ter a seu favor a jogadora Amandinha, eleita por cinco vezes a melhor do mundo no futsal, as catarinenses não conseguiram, na partida final, vencer a superioridade da equipe paulista, perdendo o jogo por 6 a 0.

Após sete dias de intensas atividades e competições, a 67ª edição dos JUBs, sediados na Bahia, chegou ao final neste domingo (27). Muitos dos 2.500 atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal que aqui estiveram disputando 13 modalidades esportivas já começam a voltar aos seus estados de origem. 



As delegações ocuparam 16 hotéis da cidade desde segunda-feira (21), sendo o ponto central o Hotel Stella Mares, onde foi montada a área de convivência, com jogos e muita música, além de ser o local onde foi servido o almoço e janta.

Delegação baiana – A Bahia conquistou 15 medalhas nessa etapa final dos JUBs, sendo 02 de ouro (judô e natação), 02 de prata (karatê) e 11 medalhas de bronze (karatê, judô, futebol eletrônio/Fifa e futsal feminino). O resultado deste ano é 400% superior ao ano passado, quando a delegação baiana conquistou apenas três medalhas de bronze com as modalidades de natação (duas) e judô (uma).Veja ganhadores  de 2019 na lista publicada abaixo deste texto. 

 “O sentimento é de missão cumprida com louvor. Os JUBs chegam ao final coroado de êxito no quesito organização e no nível técnico dos atletas. É gratificante para nós, do Governo do Estado e todas as demais instituições envolvidas com esse evento, chegar ao final e saber que tudo transcorreu muito bem e como ótima avaliação, de atletas e dos dirigentes da CBDU”, disse Vicente Neto, diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

O gestor lembra que o trabalho de preparação para receber a etapa final dos JUBs iniciou desde maio último, quando foi instalado o Comitê Organizador Local com envolvimento de várias secretarias do Estado, instituições de ensino, como UFBA e FTC, e entidades como a Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube) e o Conselho de Educação Física.

“Chegamos ao final do JUBs e constatamos que todos saíram daqui bastante satisfeitos, técnicos, atletas, dirigentes. Os JUBs Bahia tiveram uma dinâmica diferente. A cidade é grande, com um trânsito intenso, mas também tem muitos atrativos. O boulevard montado para os atletas na beira da praia foi um dos destaques, porque puderam também desfrutar da cidade e não apenas da competição. 

Criou um clima muito bom, um clima que tem a cara da Bahia, não podíamos esperar diferente desse espírito de alegria, de muita festa, muita amizade. Então, a CBDU sai satisfeita”, avaliou o diretor da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), responsável pelo evento. 

Na sua opinião, foi um grande desafio, pois foram 51 anos sem JUBs na Bahia. “Podemos dizer que cumprimos o papel de trazer de volta o esporte universitário para cá”, afirma Cabral.  

Para realizar os JUBs na Bahia, a CBDU teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Setre e sua autarquia Sudesb, e Secretaria da Educação e Saúde. A execução do evento no estado coube à Fube.
Conquistas da delegação baiana:

Futsal Feminino - FTC/BA

Natação
- Windson Piononio Filho (UNIFACS/BA) garantiu 3 medalhas. Ficou em  1º lugar nos 400 metros livres Masculino/medalha de ouro; ficou em 3º lugar nos 1.500 metros/medalha de bronze e ficou em 3º lugar nos 800 metros/medalha de bronze

- Márcia Souto - 800 metros livres Feminino - 3ª lugar/bronze
Karatê
-Erivelton Lopes (FAn/Ba) - 2º lugar /medalha de prata no Kumite Sênior -84kg
-Renata Brito de Oliveira (UFBA) - 3º lugar/ medalha de bronze no Kata Sênior Feminino 
-Matheus Mota Pereira (UFRB) - 3º lugar/ medalha de bronze no Kumite Sênior +84kg
- Raquel de Sousa Gonzaga Cunha - 3º lugar/ medalha de bronze Kumite Sênior Feminino +68kg
-Matheus dos Santos (Pitágoras - BA) - 3º lugar/ medalha de bronze Kumite Sênior Masculino -60kg
-Pedro Paulo de Faria (UNIFACS -BA) - 2º lugar/medalha de prata no Kumite Sênior Masculino - 75kg
- João Victor Freitas ( UNEB - Teixeira de Freitas) - 3º lugar/ medalha de bronze no Karatê Sênior Masculino
Judô
-Feminino /Ligeiro/ - 48kg : Lícia Macário - UNIFACS (BA) - 3º lugar - Medalha de bronze
-Masculino/Meio Leve/ - 66kg: Diego Ferreira Santos - UNIGAT (BA) - 1º lugar - Medalha de ouro
Futebol eletrônico 
-Taiane Berlink UNIGAT (BA) ficou em 3º lugar/ ganhou a medalha de bronze. 
Acesse o blog dos JUBs:

Mais fotos nos flickrs:
https://www.flickr.com/photos/131961022@N07/
https://www.flickr.com/photos/cbdufotos/

Ascom Sudesb
27/10/2019
Hilda Fausto – DRT 1748

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lauro de Freitas vai ser a capital do esporte universitário baiano de 14 a 18 de agosto

De 14 e 18 de agosto, o Centro Pan-Americano de Judô, na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, irá se transformar numa grande vila de atletas do esporte universitário baiano. Durante este período, além de competições dos Jogos Universitários Baianos (JUBA), o equipamento vai ser a “casa” de mais de 600 estudantes vindos de 19 cidades do interior. É no CPJ que também acontecerá a cerimônia de abertura, marcada para as 15h do dia 15 (quinta-feira). Para receber os estudantes e comissão técnica, além de toda a estrutura que já dispõe o prédio do CPJ, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,  e  a Federação Universitária da Bahia (Fube), organizadora do evento com apoio do Governo do Estado, estão preparando uma grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, além de oferecer mesa de ping-pong e pebolim (conhecido por muitos como totó). Inscrições – Para a disputa ...

DEZ TÍTULOS E A MELHOR JOGADORA DO MUNDO – A HEGEMONIA DO BRASIL NO FUTSAL UNIVERSITÁRIO

Não interessa se é no campo, na quadra ou na rua. Tampouco importa se é de plástico, de couro ou de borracha. Pro brasileiro, o importante mesmo é jogar bola. O futebol veio primeiro e continua sendo o esporte mais popular do Brasil. Logo atrás vem o futsal, que cresce cada vez mais, principalmente pela facilidade do esporte, que é jogado em um espaço menor e com menos jogadores. Segundo a FIFA, o futsal nasceu nos anos 30 no Uruguai, mas, desde que foram criados os campeonatos oficiais, a hegemonia é do Brasil, tanto no profissional quanto no universitário. O Brasil foi o país-sede do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Futsal em 1984. São Paulo recebeu 85 atletas de oito países e os donos da casa saíram vitoriosos. Na época, apenas o naipe masculino era disputado. Atualmente, a Seleção Universitária masculina é pentacampeã conquistando, além de 84, os títulos em 1996, 2000, 2010 e 2016 – o último também em casa. Já a vez das meninas pode ter demorado, mas val...