Pular para o conteúdo principal

JUBs – Edição 2019 chega ao final marcada pelo sucesso na organização e no nível técnico dos atletas



A Bahia conquistou 15 medalhas, sendo 02 de ouro, 02 de prata e 11 de bronze

O futsal feminino da Bahia fechou em grande estilo sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros com a conquista da medalha de bronze. Em um jogo bastante disputado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, as atletas da FTC Bahia disputaram a medalha jogando contra a FMN, do Amazonas e ganhando no tempo regulamentar por 1 a 0.

Nessa modalidade esportiva, a equipe Unip, de São Paulo, conquistou o ouro e a prata ficou com da Uniplac, de Santa Catarina. Apesar de ter a seu favor a jogadora Amandinha, eleita por cinco vezes a melhor do mundo no futsal, as catarinenses não conseguiram, na partida final, vencer a superioridade da equipe paulista, perdendo o jogo por 6 a 0.

Após sete dias de intensas atividades e competições, a 67ª edição dos JUBs, sediados na Bahia, chegou ao final neste domingo (27). Muitos dos 2.500 atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal que aqui estiveram disputando 13 modalidades esportivas já começam a voltar aos seus estados de origem. 



As delegações ocuparam 16 hotéis da cidade desde segunda-feira (21), sendo o ponto central o Hotel Stella Mares, onde foi montada a área de convivência, com jogos e muita música, além de ser o local onde foi servido o almoço e janta.

Delegação baiana – A Bahia conquistou 15 medalhas nessa etapa final dos JUBs, sendo 02 de ouro (judô e natação), 02 de prata (karatê) e 11 medalhas de bronze (karatê, judô, futebol eletrônio/Fifa e futsal feminino). O resultado deste ano é 400% superior ao ano passado, quando a delegação baiana conquistou apenas três medalhas de bronze com as modalidades de natação (duas) e judô (uma).Veja ganhadores  de 2019 na lista publicada abaixo deste texto. 

 “O sentimento é de missão cumprida com louvor. Os JUBs chegam ao final coroado de êxito no quesito organização e no nível técnico dos atletas. É gratificante para nós, do Governo do Estado e todas as demais instituições envolvidas com esse evento, chegar ao final e saber que tudo transcorreu muito bem e como ótima avaliação, de atletas e dos dirigentes da CBDU”, disse Vicente Neto, diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

O gestor lembra que o trabalho de preparação para receber a etapa final dos JUBs iniciou desde maio último, quando foi instalado o Comitê Organizador Local com envolvimento de várias secretarias do Estado, instituições de ensino, como UFBA e FTC, e entidades como a Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube) e o Conselho de Educação Física.

“Chegamos ao final do JUBs e constatamos que todos saíram daqui bastante satisfeitos, técnicos, atletas, dirigentes. Os JUBs Bahia tiveram uma dinâmica diferente. A cidade é grande, com um trânsito intenso, mas também tem muitos atrativos. O boulevard montado para os atletas na beira da praia foi um dos destaques, porque puderam também desfrutar da cidade e não apenas da competição. 

Criou um clima muito bom, um clima que tem a cara da Bahia, não podíamos esperar diferente desse espírito de alegria, de muita festa, muita amizade. Então, a CBDU sai satisfeita”, avaliou o diretor da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), responsável pelo evento. 

Na sua opinião, foi um grande desafio, pois foram 51 anos sem JUBs na Bahia. “Podemos dizer que cumprimos o papel de trazer de volta o esporte universitário para cá”, afirma Cabral.  

Para realizar os JUBs na Bahia, a CBDU teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Setre e sua autarquia Sudesb, e Secretaria da Educação e Saúde. A execução do evento no estado coube à Fube.
Conquistas da delegação baiana:

Futsal Feminino - FTC/BA

Natação
- Windson Piononio Filho (UNIFACS/BA) garantiu 3 medalhas. Ficou em  1º lugar nos 400 metros livres Masculino/medalha de ouro; ficou em 3º lugar nos 1.500 metros/medalha de bronze e ficou em 3º lugar nos 800 metros/medalha de bronze

- Márcia Souto - 800 metros livres Feminino - 3ª lugar/bronze
Karatê
-Erivelton Lopes (FAn/Ba) - 2º lugar /medalha de prata no Kumite Sênior -84kg
-Renata Brito de Oliveira (UFBA) - 3º lugar/ medalha de bronze no Kata Sênior Feminino 
-Matheus Mota Pereira (UFRB) - 3º lugar/ medalha de bronze no Kumite Sênior +84kg
- Raquel de Sousa Gonzaga Cunha - 3º lugar/ medalha de bronze Kumite Sênior Feminino +68kg
-Matheus dos Santos (Pitágoras - BA) - 3º lugar/ medalha de bronze Kumite Sênior Masculino -60kg
-Pedro Paulo de Faria (UNIFACS -BA) - 2º lugar/medalha de prata no Kumite Sênior Masculino - 75kg
- João Victor Freitas ( UNEB - Teixeira de Freitas) - 3º lugar/ medalha de bronze no Karatê Sênior Masculino
Judô
-Feminino /Ligeiro/ - 48kg : Lícia Macário - UNIFACS (BA) - 3º lugar - Medalha de bronze
-Masculino/Meio Leve/ - 66kg: Diego Ferreira Santos - UNIGAT (BA) - 1º lugar - Medalha de ouro
Futebol eletrônico 
-Taiane Berlink UNIGAT (BA) ficou em 3º lugar/ ganhou a medalha de bronze. 
Acesse o blog dos JUBs:

Mais fotos nos flickrs:
https://www.flickr.com/photos/131961022@N07/
https://www.flickr.com/photos/cbdufotos/

Ascom Sudesb
27/10/2019
Hilda Fausto – DRT 1748

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUBs – Modalidades individuais começam a ser disputadas no segundo dia de competição

A quarta-feira (23) começou com as estreias das modalidades de vôlei de praia, judô, karatê, jogos eletrônicos (league of legends e FIFA) e acadêmico.  Na quinta (24), começam as competições de natação, basquete 3 x 3 e cheerleading (líder de torcida) nos Jogos Universitários da Brasileiros (JUBs), que estão sendo realizados em equipamentos de Salvador e Lauro de Freitas até o próximo dia 27 de outubro. Uma das principais apostas de medalha de ouro da Bahia nos JUBs está no judô, com o meio-leve (até 66kg), Diego Ferreira, do município de Jequié. O judoca, que está na disputa por uma vaga para Olimpíada de Tóquio 2020, está em busca da sua primeira medalha nos Jogos Universitários Brasileiros. O atleta é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio do FazAtleta. O primeiro desafio será contra Nicolas Santos, do Rio de Janeiro, marcado para as 9h, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), localizado na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas. Na natação, o destaque é Laísa Falcão U...

DEZ TÍTULOS E A MELHOR JOGADORA DO MUNDO – A HEGEMONIA DO BRASIL NO FUTSAL UNIVERSITÁRIO

Não interessa se é no campo, na quadra ou na rua. Tampouco importa se é de plástico, de couro ou de borracha. Pro brasileiro, o importante mesmo é jogar bola. O futebol veio primeiro e continua sendo o esporte mais popular do Brasil. Logo atrás vem o futsal, que cresce cada vez mais, principalmente pela facilidade do esporte, que é jogado em um espaço menor e com menos jogadores. Segundo a FIFA, o futsal nasceu nos anos 30 no Uruguai, mas, desde que foram criados os campeonatos oficiais, a hegemonia é do Brasil, tanto no profissional quanto no universitário. O Brasil foi o país-sede do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Futsal em 1984. São Paulo recebeu 85 atletas de oito países e os donos da casa saíram vitoriosos. Na época, apenas o naipe masculino era disputado. Atualmente, a Seleção Universitária masculina é pentacampeã conquistando, além de 84, os títulos em 1996, 2000, 2010 e 2016 – o último também em casa. Já a vez das meninas pode ter demorado, mas val...