Pular para o conteúdo principal

JUBs: equipes das modalidades de quadra iniciam a trajetória pela medalha de ouro











Após uma noite de gala, quando aconteceu a abertura oficial da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros, na noite de segunda-feira (21), no Centro Pan Americano de Judô (CPJ), em Ipitanga, os atletas universitários movimentaram quadras de equipamentos esportivos de Salvador e de Lauro de Freitas na manhã desta terça-feira (22), para o primeiro dia dos torneios de vôlei, handebol, basquete e futsal. Ao todo, serão disputadas 13 modalidades esportivas, em nove equipamentos esportivos dos dois municípios, durante os sete dias de duração do evento.

No ginásio do Instituto Federal da Bahia (Ifba), no Barbalho, a Bahia estreou bem no handebol masculino. Os meninos da UNISBA, de Salvador, derrotaram por 29 sets a 26 a FABRA, do Espírito Santo. Já a equipe feminina da UNISBA não teve o mesmo desempenho e foi derrotada por 50 a 10 para as paulistas da UNIP.

Mesmo com o revés, a atleta baiana Jhuly Adolfo comemorou o fato de disputar os JUBs, em Salvador. “É uma experiência ótima. Primeiro JUBs e ainda ser dentro de casa. Está sendo ótimo, porque a gente luta muito para que o handebol da Bahia seja ainda mais reconhecido. Saímos derrotadas, mas a gente aprende com o nível da outra equipe, a coletividade. É uma coisa mesmo de se espelhar”, disse. Em 2017, Jhuly conquistou medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude com a equipe representando a Bahia pelo município de Teixeira de Freitas.

Voleibol – Encantado com Salvador, Henrique Oliveira, da Doctum, de Vila Velha (ES), era só alegria com a primeira vitória no vôlei. “Foi uma partida bastante disputada, apesar dos 3 sets a 0 contra a UNAMA (PA). Este é meu primeiro JUBs e eu estou muito feliz de estar participando e tendo a oportunidade de conhecer essa terra de uma diversidade cultural enorme. A estrutura que a Bahia está nos proporcionando está sendo ótima”, disse o atleta.

Futsal – Uma das sensações dos JUBs na modalidade de futsal é a atleta Amandinha, eleita, no  início do ano, a melhor jogadora de futsal do mundo pelo quinto ano consecutivo pela Agla Futsal Awards. Atleta do Leoas da Serra-SC e da seleção brasileira, Amandinha está participando pela segunda vez dos JUBs e busca o bicampeonato  para a Uniplac de Santa Catarina.
Atleta Amandinha, de Santa Catarina, eleita pela quinta vez a melhor do mundo. Ela é da seleção Brasileira

Junto com sua equipe, Amandinha entrou em quadra na manhã desta terça, ganhando a partida por 14 a 1 contra a equipe da UFAC do Acre, sendo quatro gols marcados por ela. Mesmo na condição de melhor do mundo, a atleta destaca a importância de participar de competições como os JUBs: “Participar dos Jubs é sempre uma experiência incrível. Trata-se de uma das principais competições do futsal feminino”.

Ao final do jogo, bastante procurada em quadra para o registro da famosa “selfie”, Amandinha, nascida no Ceará, falou um pouco desse lado de por star: “É sempre uma responsabilidade muito grande, porque quando entro em quadra não represento somente o meu sonho, mas o sonho de muita gente. Procuro dar exemplos no sentido de comportamento e no sentido de estar estudando. Tento mostrar para os atletas como é importante a gente praticar o esporte profissional, mas também  conciliar o estudo, colocando-o em igualdade de prioridade também”, disse Amandinha, aluna de mestrado em Ambiente de Saúde é graduada em Fisioterapia.

A etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A competição volta a acontecer em território baiano após 51 anos e o público poderá assistir todos os jogos de forma gratuita.

A Bahia participa desta edição dos JUBs com 172 atletas de 21 instituições de ensino universitário, de 13 municípios: Salvador – maioria dos inscritos –, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Jacobina, Santa Cruz, Barreiras, Cruz das Almas, Ilhéus, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Guanambi e Porto Seguro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapa nacional dos JUBs 2019 teve lançamento nesta segunda, 17, em Salvador

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas mo

BAIANO RECEBE TRÊS MEDALHAS NA NATAÇÃO

O nadador baiano Windson Piononio ganhou em casa 3 medalhas em 3 categorias diferentes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em   3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalhas de bronze. O atleta, que também é estudante de engenharia elétrica, começou na modalidade em 2010 por sugestão da mãe. Três anos depois, ele já estava participando de competições. Windson já participou de vários campeonatos, colecionando medalhas e se tornando campeão estadual e brasileiro. “Me sinto muito feliz conquistando essas medalhas nos JUBS. É uma competição muito importante, muito forte. Tem vários atletas de alto rendimento do país inteiro. É uma competição com o nível muito forte, então eu fico muito feliz em estar representando minha Bahia”, conta o atleta. O nadador segue em busca de mais campeonatos e também de um objetivo de peso. “Tenho o sonho de chegar um dia em uma Olimpíada, então eu treino, tr