Pular para o conteúdo principal

Jogos Universitários da Bahia são abertos oficialmente


Estão abertos, oficialmente, os Jogos Universitários da Bahia (JUBA). Nesta edição, a competição está reunindo mais de 1.300 estudantes atletas de 42 instituições de ensino superior, representantes de 19 municípios da Bahia, que vão disputar, até domingo (18), 14 modalidades esportivas.
A cerimônia de abertura, realizada no ginásio de esporte do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, contou com o juramento das atletas, feito por Verônica Almeida (natação) e Laís Silva Rodrigues, e o juramento do árbitro Rafael Seabra, tendo ainda a apresentação do time das cheerleaders, alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de autoridades locais, reitores de universidades, deputados, presidentes de federações esportivas e representantes estudantis.
Organizado pela Federação Universitária da Bahia (Fube), o JUBA tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria de Educação do estado. A etapa estadual é seletiva para garantia de vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que depois de 51 anos voltam a acontecer na Bahia (21 a 28 de outubro).


O secretário estadual da Setre, Davidson Magalhães, destacou o esforço do Governo da Bahia de sediar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), após 51 anos. “Quero agradecer a todas as universidades estaduais pelo empenho de estar participando dos jogos, e que deixemos um legado importante do JUBA para o esporte universitário da Bahia. Quero dizer que contem com o Governo do Estado para ter, no esporte, um dos instrumentos de realização de políticas públicas, desde a iniciação esportiva ao esporte de alto rendimento”, disse o secretário, que abriu oficialmente os jogos.

Maior edição – Já o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, falou da expectativa na realização da “maior edição, com mais de mil atletas inscritos para o JUBA. Além do esporte, o congraçamento, a participação massiva dos jovens do interior, o que nos surpreendeu positivamente. Isso, também, tem muito a ver com a caravana que fizemos, quando percorremos milhares de quilômetros pelo interior do estado, visitando diversas universidades,  para sensibilizar e motivar os atletas que aqui estão”, disse.
O diretor lembrou que, na próxima semana, com o apoio da Secretaria de Educação, acontecem também as etapas estaduais dos Jogos Escolares da Bahia. “Entendo que estamos iniciando a construção de uma grande caminhada para o fortalecimento do esporte escolar em nosso estado”, destacou Vicente.

Modalidades – Com 33 equipes (20 masculinas e 13 femininas), o futsal é a modalidade com maior número de inscritos. Basquete 3 x3, handebol,  jogos eletrônicos, JUBA acadêmico, basquete, vôlei, ciclismo, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, skate, karatê são as demais modalidades que completam a lista.
Também participaram da cerimônia de abertura, os reitores José Bites e Evandro Nascimento, respectivamente da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e da Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS), o ex-ministro de Esporte, Ricardo Laser, o presidente da FUBE, Simon Vasconcelos, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Ricardo Moura, a deputada estadual, Olívia Santana e o secretário de Esporte de Lauro de Freitas, Wilson
Vila esportiva – Mais de 500 estudantes de 11 delegações, vindas de  instituições universitárias públicas e privadas de 19 municípios, estão acampadas no estacionamento do Centro Pan-Americano de Judô até domingo.
Para receber os estudantes e comissão técnica, além de toda a estrutura que já dispõe o prédio do CPJ, a Sudesb preparou uma grande área para camping,  espaço para refeições, segurança, iluminação, além de oferecer mesa de ping-pong e pebolim (conhecido por muitos como totó).
Alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com 93 atletas é maior delegação, seguido pela Universidade Federal de Feira de Santana (UFSB), que vieram com 90 estudantes.

Ascom Sudesb
Marcus Carneiro – DRT 3614
15.08.2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapa nacional dos JUBs 2019 teve lançamento nesta segunda, 17, em Salvador

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas mo

BAIANO RECEBE TRÊS MEDALHAS NA NATAÇÃO

O nadador baiano Windson Piononio ganhou em casa 3 medalhas em 3 categorias diferentes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em   3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalhas de bronze. O atleta, que também é estudante de engenharia elétrica, começou na modalidade em 2010 por sugestão da mãe. Três anos depois, ele já estava participando de competições. Windson já participou de vários campeonatos, colecionando medalhas e se tornando campeão estadual e brasileiro. “Me sinto muito feliz conquistando essas medalhas nos JUBS. É uma competição muito importante, muito forte. Tem vários atletas de alto rendimento do país inteiro. É uma competição com o nível muito forte, então eu fico muito feliz em estar representando minha Bahia”, conta o atleta. O nadador segue em busca de mais campeonatos e também de um objetivo de peso. “Tenho o sonho de chegar um dia em uma Olimpíada, então eu treino, tr