Pular para o conteúdo principal

JUBA – Momentos de descontração aliviam stress da disputa em quadra



Os Jogos Universitários da Bahia (JUBA) oferecem aos participantes mais do que partidas e disputas em quadra. Na Vila do Esporte, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), local onde estão acampados mais de 500 atletas, vindos de instituições universitárias de 19 municípios da Bahia, os alunos têm um espaço especial para que possam aproveitar o intervalo entre os jogos para descontrair, fazer novas amizades e trocar experiências. 

No CPJ, localizado na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana, estão sendo oferecidas mesas de ping-pong e pimbolim, jogos de xadrez e dominó, além de áreas para relaxar. A estrutura do CPJ ainda dispõe de piscina, e uma quadra externa, onde acontece o torneio de basquete 3x3. 

A pluralidade de sotaques é uma das coisas que chamam a atenção no CPJ. Mesmo todos sendo baianos, cada região tem seu sotaque. São “oxentes” de vários estilos. Na Vila, o que não falta é diversão, “sambão”, música e muita descontração. 

 “É uma festa do esporte universitário baiano. Neste espaço, os atletas fazem novas amizades, trocam ideias. Não é só o esporte em quadra que está em jogo, mas encontros como estes possibilitam novos aprendizados, descobertas e crescimento”, disse o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto. 

Organizado pela Federação Universitária da Bahia (Fube), o JUBA tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria de Educação do estado. A etapa estadual é seletiva para garantia de vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que depois de 51 anos voltam a acontecer na Bahia (21 a 28 de outubro).

JUBA – Até o próximo domingo (18) serão disputadas modalidades de futsal, basquete 3 x3, handebol,  jogos eletrônicos, JUBA acadêmico, basquete, vôlei, ciclismo, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, skate e karatê.

Além do CPJ, os jogos estão acontecendo no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, clube da Adelba, ginásios do IFBA (Barbalho) e Unirb (Patamares), Centro de Treinamento da Ribeira, Ginásio Municipal de Lauro de Freitas e na piscina olímpica da Bonocô.

Nesta edição, a competição está reunindo mais de 1.300 estudantes atletas de 42 instituições de ensino superior, representantes de 19 municípios da Bahia.

Ascom Sudesb
Marcus Carneiro DRT 3614
16.08.2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapa nacional dos JUBs 2019 teve lançamento nesta segunda, 17, em Salvador

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas mo

BAIANO RECEBE TRÊS MEDALHAS NA NATAÇÃO

O nadador baiano Windson Piononio ganhou em casa 3 medalhas em 3 categorias diferentes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em   3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalhas de bronze. O atleta, que também é estudante de engenharia elétrica, começou na modalidade em 2010 por sugestão da mãe. Três anos depois, ele já estava participando de competições. Windson já participou de vários campeonatos, colecionando medalhas e se tornando campeão estadual e brasileiro. “Me sinto muito feliz conquistando essas medalhas nos JUBS. É uma competição muito importante, muito forte. Tem vários atletas de alto rendimento do país inteiro. É uma competição com o nível muito forte, então eu fico muito feliz em estar representando minha Bahia”, conta o atleta. O nadador segue em busca de mais campeonatos e também de um objetivo de peso. “Tenho o sonho de chegar um dia em uma Olimpíada, então eu treino, tr