Pular para o conteúdo principal

JUBS ACADÊMICO: A MODALIDADE QUE MOSTRA O OUTRO LADO DO ESPORTE


Não é só de esportes que vive o JUBs. Desde 2016, o JUBs Acadêmico, modalidade que tem por objetivo classificar os melhores artigos científicos, vem criando força dentro da competição.

Inicialmente, o programa era apresentado como uma mostra dentro do evento. Atualmente, conta com apresentações orais de artigos, uma banca avaliadora e lugares ao pódio.

Alunos de graduação e pós-graduação podem participar e ps artigos devem ter relação com o esporte, independente da área. Já passaram pela competição alunos de educação física, fisioterapia, jornalismo e até direito.

Os trabalhos precisam seguir algumas regras que podem ser consultadas no site da CBDU e passam por uma Comissão de Avaliação que analisam desde a estrutura de pesquisa à apresentação.

Na Bahia, a modalidade durará cinco dias, dois a mais do que em 2018. O número de trabalhos inscritos este ano também já ultrapassou a última edição.

“É um compromisso da CBDU em contribuir academicamente e cientificamente com o desenvolvimento dessas atividades no Brasil. Incentiva cada vez mais os atletas universitários a se dedicarem a vida acadêmica. O número de espectadores também está aumentando durante as apresentações, então é um compromisso social da CBDU incentivar essas atividades”, explica Sandro Melo, presidente da Federação de Desportos Universitários Acreanos e responsável pela modalidade.

Em Maringá, o ouro ficou com Aryelle Malheiros da UEM-PR, a prata com Augusto Cezar Rodrigues da UFG-GO, e o bronze com Vinicius Eduardo da UFU-MG.
Fonte: CBDU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lauro de Freitas vai ser a capital do esporte universitário baiano de 14 a 18 de agosto

De 14 e 18 de agosto, o Centro Pan-Americano de Judô, na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, irá se transformar numa grande vila de atletas do esporte universitário baiano. Durante este período, além de competições dos Jogos Universitários Baianos (JUBA), o equipamento vai ser a “casa” de mais de 600 estudantes vindos de 19 cidades do interior. É no CPJ que também acontecerá a cerimônia de abertura, marcada para as 15h do dia 15 (quinta-feira). Para receber os estudantes e comissão técnica, além de toda a estrutura que já dispõe o prédio do CPJ, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,  e  a Federação Universitária da Bahia (Fube), organizadora do evento com apoio do Governo do Estado, estão preparando uma grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, além de oferecer mesa de ping-pong e pebolim (conhecido por muitos como totó). Inscrições – Para a disputa ...

DEZ TÍTULOS E A MELHOR JOGADORA DO MUNDO – A HEGEMONIA DO BRASIL NO FUTSAL UNIVERSITÁRIO

Não interessa se é no campo, na quadra ou na rua. Tampouco importa se é de plástico, de couro ou de borracha. Pro brasileiro, o importante mesmo é jogar bola. O futebol veio primeiro e continua sendo o esporte mais popular do Brasil. Logo atrás vem o futsal, que cresce cada vez mais, principalmente pela facilidade do esporte, que é jogado em um espaço menor e com menos jogadores. Segundo a FIFA, o futsal nasceu nos anos 30 no Uruguai, mas, desde que foram criados os campeonatos oficiais, a hegemonia é do Brasil, tanto no profissional quanto no universitário. O Brasil foi o país-sede do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Futsal em 1984. São Paulo recebeu 85 atletas de oito países e os donos da casa saíram vitoriosos. Na época, apenas o naipe masculino era disputado. Atualmente, a Seleção Universitária masculina é pentacampeã conquistando, além de 84, os títulos em 1996, 2000, 2010 e 2016 – o último também em casa. Já a vez das meninas pode ter demorado, mas val...

JUBs – Modalidades individuais começam a ser disputadas no segundo dia de competição

A quarta-feira (23) começou com as estreias das modalidades de vôlei de praia, judô, karatê, jogos eletrônicos (league of legends e FIFA) e acadêmico.  Na quinta (24), começam as competições de natação, basquete 3 x 3 e cheerleading (líder de torcida) nos Jogos Universitários da Brasileiros (JUBs), que estão sendo realizados em equipamentos de Salvador e Lauro de Freitas até o próximo dia 27 de outubro. Uma das principais apostas de medalha de ouro da Bahia nos JUBs está no judô, com o meio-leve (até 66kg), Diego Ferreira, do município de Jequié. O judoca, que está na disputa por uma vaga para Olimpíada de Tóquio 2020, está em busca da sua primeira medalha nos Jogos Universitários Brasileiros. O atleta é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio do FazAtleta. O primeiro desafio será contra Nicolas Santos, do Rio de Janeiro, marcado para as 9h, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), localizado na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas. Na natação, o destaque é Laísa Falcão U...