Pular para o conteúdo principal

JUBS ACADÊMICO: A MODALIDADE QUE MOSTRA O OUTRO LADO DO ESPORTE


Não é só de esportes que vive o JUBs. Desde 2016, o JUBs Acadêmico, modalidade que tem por objetivo classificar os melhores artigos científicos, vem criando força dentro da competição.

Inicialmente, o programa era apresentado como uma mostra dentro do evento. Atualmente, conta com apresentações orais de artigos, uma banca avaliadora e lugares ao pódio.

Alunos de graduação e pós-graduação podem participar e ps artigos devem ter relação com o esporte, independente da área. Já passaram pela competição alunos de educação física, fisioterapia, jornalismo e até direito.

Os trabalhos precisam seguir algumas regras que podem ser consultadas no site da CBDU e passam por uma Comissão de Avaliação que analisam desde a estrutura de pesquisa à apresentação.

Na Bahia, a modalidade durará cinco dias, dois a mais do que em 2018. O número de trabalhos inscritos este ano também já ultrapassou a última edição.

“É um compromisso da CBDU em contribuir academicamente e cientificamente com o desenvolvimento dessas atividades no Brasil. Incentiva cada vez mais os atletas universitários a se dedicarem a vida acadêmica. O número de espectadores também está aumentando durante as apresentações, então é um compromisso social da CBDU incentivar essas atividades”, explica Sandro Melo, presidente da Federação de Desportos Universitários Acreanos e responsável pela modalidade.

Em Maringá, o ouro ficou com Aryelle Malheiros da UEM-PR, a prata com Augusto Cezar Rodrigues da UFG-GO, e o bronze com Vinicius Eduardo da UFU-MG.
Fonte: CBDU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapa nacional dos JUBs 2019 teve lançamento nesta segunda, 17, em Salvador

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas mo

BAIANO RECEBE TRÊS MEDALHAS NA NATAÇÃO

O nadador baiano Windson Piononio ganhou em casa 3 medalhas em 3 categorias diferentes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em   3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalhas de bronze. O atleta, que também é estudante de engenharia elétrica, começou na modalidade em 2010 por sugestão da mãe. Três anos depois, ele já estava participando de competições. Windson já participou de vários campeonatos, colecionando medalhas e se tornando campeão estadual e brasileiro. “Me sinto muito feliz conquistando essas medalhas nos JUBS. É uma competição muito importante, muito forte. Tem vários atletas de alto rendimento do país inteiro. É uma competição com o nível muito forte, então eu fico muito feliz em estar representando minha Bahia”, conta o atleta. O nadador segue em busca de mais campeonatos e também de um objetivo de peso. “Tenho o sonho de chegar um dia em uma Olimpíada, então eu treino, tr