Pular para o conteúdo principal

JUBs – Sextou! Ouro na natação e sete medalhas no karatê. Este foi o saldo de medalhas da Bahia no 4º dia de competições


O final de semana começou bombando para a Bahia nos Jogos Universitários Brasileiros. Somente na manhã desta sexta-feira (25), oito medalhas foram conquistadas: sete no karatê – duas de prata e cinco de bronze –, e uma na natação, que foi dourada, conquistada por Windson Pinório, que venceu a prova dos 400m livre e subiu no lugar mais alto do pódio. As premiações foram realizadas no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, e na Piscina Olímpica da Bahia, na Bonocô, respectivamente os dois locais onde ocorreram as provas das modalidades que nesta sexta subiram ao pódium.

Esta é a segunda medalha de Pinório nos jogos. A primeira foi de bronze, conquistada na quinta-feira (24), na prova dos 1.500m livre. “Estou muito feliz de representar a Bahia e minha cidade nesta competição que é muito forte, com atletas de alto rendimento, o que eleva ainda mais o nível técnico dos JUBs. Neste sábado, eu vou em busca de mais uma medalha, desta vez nos 800m livre”, disse.


Karatê – Essa é a primeira edição da etapa final dos JUBs a ter provas de karatê.  Acompanhados pelo técnico Nilson Viana, professor da modalidade no município de Guanambi, os caratecas baianos fizeram bonito no tatame. Dos 13 atletas que representaram o estado anfitrião dos jogos, sete conquistaram medalhas: duas de prata, asseguradas pelos caratecas Erivelton Pereira, de São Gonçalo dos Campos (categoria até 84kg) e Pedro Faria, de Salvador (até 75kg) e cinco de bronze conquistadas por Matheus dos Santos (até 60kg), de Salvador, Mateus Mota Pereira, de Cruz das Almas (até 84kg), Raquel Cunha, de Guanambi (até 68kg), além de João Vítor e Renata Brito (categoria kata), dos municípios de Guanambi e Salvador, respectivamente.

Nesta sexta-feira, as modalidades de judô e karatê encerraram suas provas na 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros. Outras 11 modalidades coletivas e individuais seguem com disputa por medalhas neste sábado e domingo (26 e 27).

Futsal – Jogando as quartas-final, o futsal masculino da Unime/Bahia não conseguiu superar a equipe do ICESP (DF) e foi eliminado nos pênaltis, após empate em 1 a 1, no tempo regulamentar.  A partida foi realizada no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

Handebol – O time masculino da Unisba/Bahia também foi eliminado na manhã desta sexta, no Ginásio do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Disputando as quartas de final, a equipe baiana foi derrotada por 35 a 15 para Unicesumar (PR).

“São seis anos que a nossa equipe tem jogado juntos. Este é meu quarto JUBs. Ficamos tristes com a derrota, mas muito felizes de jogar na Bahia. Sabemos das dificuldades que é para o Estado trazer esta competição, mas conseguiram e somos gratos por isso. O que fica agora é o aprendizado e a troca de experiências”, disse o atleta baiano Yuri Sosthenes.

Vôlei de praia – a dupla masculina da Unifacs acumula duas vitórias em três partidas e segue firme na busca por medalha. As finais do vôlei ocorrerrão na manhã de sábado, na arena montada na praia da Ribeira, na Cidade Baixa, em Salvador.

Acadêmico – Na quinta-feira, 24, o aluno Ícaro Santos Silva, aluno da UESB, defendeu o título “Análise da Política Pública de esporte e Lazer Implementada no município de Jitaúna,/Bahia”. Na manhã desta sexta (25), foi a vez da também baiana Amanda Ferreira dos Santos, aluna do Curso de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Porto Seguro, defender o seu artigo intitulado “Exercícios Fésicos e Esporte durante a Gestação na Prevenção da Diabetes Mellitus Gestacional: uma Revisão Sistemática”.

Os dois atletas foram os únicos baianos inscritos nesta modalidade esportiva. Na manhã desta sábado (26), os seis primeiros colocados voltam a se apresentar à delegação técnica para, enfim, serem conhecidos os atletas que irão subir ao pódium.

Jogos eletrônicos – Outra atleta baiana que se destacou no quarto dia de competições dos JUBs foi Taiane Berlink, que avançou para a fase semifinal na modalidade futebol eletrônico, cuja prova acontece na manhã deste sábado, 26. Aluna do curso de pós-graduação em Gestão Esportiva, na Unigat, do município de Jequié, Taiane garantiu a vaga na semifinal após uma disputa acirrada com a atleta do IFBa de Tocantins, com a decisão indo para os pênaltis e a baiana vencendo por 2 a 1.

Uma curiosidade na história da atleta é que o seu encontro com os jogos eletrônicos aconteceu por acaso e há pouco mais de cinco meses. Atleta de judô há mais de nove anos, Taiane precisou ficar de “molho” em casa após uma cirurgia no joelho por conta de uma lesão ocorrida durante uma luta. Afastada temporariamente do tatame e com necessidade de ficar em repouso, a jovem atleta resolveu experimentar e treinar a modalidade eletrônica.

A primeira conquista no novo esporte veio com a classificação na etapa estadual dos jogos universitários e, agora na etapa nacional, chegar à semifinal. “Foi uma surpresa pra mim estar na semifinal. Estou bastante contente chegar até aqui, disputando medalha. Amanhã jogo a primeira partida contra a atleta do Acre. Vamos ver se a gente consegue trazer uma medalha para a Bahia também nesta modalidade”, disse Taiane, que participa dos Jubs a quatro edições, sendo três como judoca e esta de 2019 com jogos eletrônicos.

Medalha – Objeto de desejo para os atletas, a Bahia ainda briga por medalhas no eletrônico Legue of Legends (LOL), natação, cheerleader (líder de torcida), acadêmico e vôlei de praia.
A etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A competição volta a acontecer em território baiano após 51 anos e o público pode assistir todos os jogos de forma gratuita.

Acesse o blog dos JUBs:

Mais fotos nos flickrs:
https://www.flickr.com/photos/cbdufotos/

Ascom Sudesb
25/10/2019
Marcus Carneiro – DRT 3614
Hilda Fausto – DRT 1748


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapa nacional dos JUBs 2019 teve lançamento nesta segunda, 17, em Salvador

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas mo

BAIANO RECEBE TRÊS MEDALHAS NA NATAÇÃO

O nadador baiano Windson Piononio ganhou em casa 3 medalhas em 3 categorias diferentes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em   3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalhas de bronze. O atleta, que também é estudante de engenharia elétrica, começou na modalidade em 2010 por sugestão da mãe. Três anos depois, ele já estava participando de competições. Windson já participou de vários campeonatos, colecionando medalhas e se tornando campeão estadual e brasileiro. “Me sinto muito feliz conquistando essas medalhas nos JUBS. É uma competição muito importante, muito forte. Tem vários atletas de alto rendimento do país inteiro. É uma competição com o nível muito forte, então eu fico muito feliz em estar representando minha Bahia”, conta o atleta. O nadador segue em busca de mais campeonatos e também de um objetivo de peso. “Tenho o sonho de chegar um dia em uma Olimpíada, então eu treino, tr